Artigo

Qual o melhor sistema de aquecimento? Caldeira ou bomba de calor?

Artigo

Caldeira ou bomba de calor? Qual é a melhor solução?

Esta é uma questão que muitos se deparam na escolha da melhor solução de aquecimento central e AQS, principalmente agora que enfrentamos com uma crise energética e necessitamos de repensar os nossos gastos com energia. 

Para conseguirmos chegar a uma conclusão, vamos comparar as principais diferenças entre os dois sistemas, retorno do investimento, sustentabilidade, eficiência energética, segurança e os gastos com a aquisição.



  Caldeiras  


As caldeiras, tradicionalmente uma solução ainda muito comum, são bastante eficientes em termos de conforto e autonomia.
No entanto, tratando-se de sistemas com recurso a combustíveis fosseis, esta solução tem perdido cada vez mais o seu espaço no mercado. O Constante aumento dos preços dos combustíveis fósseis e a transição energética tem acelerado a procura na substituição destes equipamentos

As caldeiras funcionam de forma simples: o combustível é queimado e é gerado calor. Nas caldeiras a gás, por exemplo, o calor vai pelas tubagens até aos radiadores. É necessário ter uma habitação com fornecimento de gás natural. 


Existem os seguintes tipos de caldeira: gás de condensação (que funcionam a gás e adequadas a um uso doméstico normal) e caldeiras de chão/murais a gás ou a gasóleo (mais potentes e maiores do que as anteriores, dando uma resposta mais eficaz às necessidades térmicas).

Este tipo de aquecimento pode ainda ser usado na produção de águas quentes sanitárias. As caldeiras são duráveis, requerem pouca manutenção e possuem um sistema de combustão seguro.


bombas de calor


Com classificação energética A+, as bombas de calor conseguem rondar os 70% de poupança face a outros sistemas, oferecendo várias funcionalidades que adaptam o consumo às necessidades de cada um.


De forma simples, explicamos o funcionamento da bomba de calor à semelhança dos frigoríficos, mas de forma inversa. No frigorífico o calor é conduzido do interior para o exterior, pelo que nas bombas de calor funciona de forma contrária. Isto é, o calor do ar é conduzir para o interior da casa através do sistema de aquecimento. Assim, a função deste equipamento consiste em aproveitar e captar o calor presente no ar, a fim de o transportar e transferir para outro local. Este sistema é feito com base na tecnologia de um gás que é bombeado e comprimido ao longo de um ciclo, com o intuito de extrair o calor e libertá-lo noutro lugar. Acima de tudo, este é um processo rápido, eficaz e que utiliza uma pequena quantidade de energia, o que se traduz num baixo custo em comparação com o resultado obtido.


Estes são os três componentes essenciais para uma bomba de calor: a unidade exterior (evaporador), a(s) unidade(s) interior(es) (condensador) e o fluido frigorígeno. O fluido frigorígeno transfere o calor à medida que circula entre a(s) unidade(s) exterior(es) e interior(es).


Também é possível reduzir o consumo de água até 30%, pois as bombas de calor têm normalmente economizadores associados. Existem 3 tipos de bombas de calor:


  • As bombas de calor ar/ar, utilizadas apenas como sistema de aquecimento central;


  • As bombas de calor ar/água de baixa temperatura, utilizados como sistema de aquecimento central e AQS.


  • As bombas de calor ar/água de alta temperatura, utilizados como sistema de aquecimento central e AQS.


vantagens e desvantagens

Principais vantagens e desvantagens das bombas de calor face às caldeiras


Vantagens


  • Médio longo prazo é a solução mais económica.


  • Possibilidade de substituição de caldeira já existente, com aproveitamento de toda a pré-instalação e radiadores.


  • Segurança - não requer nenhum depósito para combustíveis fósseis.


  • Sem custos de manutenção.


  • 100% Ecológica - Não há emissões de gases poluentes, promovendo a sustentabilidade.


  • Compatível com soluções solares.


Desvantagens

  • É necessário espaço suficiente na habitação.


  • Disponibilidade financeira para fazer um investimento inicial maior.


Devo trocar a caldeira por uma bomba de calor?


Tem a disponibilidade financeira para fazer um investimento inicial maior? 

Sendo que, a médio/longo prazo, a poupança vai compensar bastante o valor investido? 


Para novas habitações esta é a solução a adotar. Para quem procura trocar de sistema e tiver a disponibilidade financeira para tal, deve considerar uma bomba de calor, já que a poupança é muito superior, podendo chegar até 70% e acabando com os seus gastos fixos mensais.


É certo que o futuro passa pelas energias renováveis e pelas soluções cada vez mais eficientes energeticamente, rumo a um planeta cada vez mais verde e sustentável.


Podemos concluir que as bombas de calor tem inúmeras vantagens. Com o aumento do preço da energia, esta solução tem sido cada vez mais procurada.
É atualmente a melhor escolha, aliando segurança, eficiência energética e poupança.




Como posso pedir um orçamento?

Basta clicar no botão em baixo e terá todos os passos necessários